RESOLUÇÃO BCB Nº 285 E O CONTROLE DE CAPACIDADE DE PAGAMENTO.
Por Gustavo Galleazzo.
Por princípio financeiro, um consorciado é antes de tudo um comprador. Entretanto ele assume diversos papéis ao tornar-se um consorciado. No primeiro momento quando adquire sua cota, e enquanto não é “sorteado” ou oferece lance para obter o bem, ele pode ser caracterizado como INVESTIDOR (credor do consórcio).
Quando recebe o bem, ele torna-se DEVEDOR, sendo que o bem adquirido fica em propriedade do Consórcio (alienado) até o pagamento final das cotas contratadas (grupo de Consórcio).
Antes do advento da nova resolução BCB, a 285, a verificação da Capacidade de Pagamento se dava quando o Consorciado era sorteado ou oferecia um lance vencedor e tomava posse do bem contratado. Isso permitia com que houvesse mais fluidez nas vendas, o que por outro lado causava um transtorno no processo interno.
Ao efetuar uma modificação no processo inicial já a partir da venda, portanto da aquisição de uma cota, fica o Consórcio responsável desde o início em verificar a capacidade de pagamento do adquirente.
As perguntas que os gestores começam a se fazer são:
- Qual o impacto nas vendas?
- Qual o impacto na qualidade dos grupos?
- Qual o resultado do controle e filtro para a definição das construções dos grupos?
Empresas organizadas poderão responder mais facilmente. Empresas que possuem alto nível de reclamação no pós-vendas ou na rotina de vendas sofrerão um pouco mais.
Como é e como está a sua organização neste quesito?
Lembre, uma parte é sua e a outra do seu representante que deverá doravante melhorar a qualidade das vendas.
Ainda haverá muito ajuste e discussão sobre a 285. Este é apenas um dos pontos onde os consórcios devem se repensar.
A Resolução BCB 285 entrou em vigor dia 02/01/2024. se quiser ver a resolução completa, acesse em https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-bcb-n-285-de-19-de-janeiro-de-2023-458998103
Queremos ajudar você a entender as principais mudanças e seus reflexos em seu negócio. Fale conosco para mais informações e suporte especializado.
Site: www.trixxconsulting.com/
Sobre o autor:
Gustavo Galleazzo é sócio da Trixx Consulting, e é um dos especialistas da empresa para organizações de consórcio.